- Back to Home »
- Tao - O Caminho Perfeito
Posted by : Desperte Consciente
quarta-feira, setembro 12, 2012
A melhor interpretação para a palavra Tao é caminho perfeito. Tao é o absoluto, o princípio e o fim. É a linha de menor resistência entre dois pontos, aquela que se vê quando a chuva cai na montanha e as gotas vão à procura do vale, seguindo um caminho que reflete a lei do menor esforço. Deus é o Tao e Tao é Deus. O ciclo das leis da natureza refletem às leis da vida de todos os seres, o Tao portanto é o caminho natural de tudo e todos que têm vida, em direção à suprema realização espiritual: a iluminação.
O verdadeiro Tao é invisível. Tudo aquilo que é percebido pelos sentidos e todos os desejos do ego são irreais. O Tao é o principio do céu e da terra. Um gerou dois, dois gerou três, três gerou a multiplicidade e a multiplicidade retorna ao um. Eis o Tao.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhh_dhAY5_dYghS0SibmYD3AqBATtbO8wuA4c-oz-XipCrODuWd4rgOh6NBK1JyHwBePR7iqsOJEnf2MNmHsBaJ7ywMfTpnGChnMNmd57P2nLmsrZCayaAouV9Eurjt9FAgGJjvQCCdBn0/s1600/taoismoGif.gif)
Os mestres taoístas observavam a natureza e procuravam compreender seus recursos e atuar segundo o Wu Wei, o “não agir”, '' Não Ação'' ou o agir sem agir. Agir sem agir significa fazer as coisas sem colocar qualquer esforço ou tendência egoica no ato, seguindo-se apenas o curso natural da ação. Mas isto não significa que deve-se ficar sem fazer nada, como retrata este antigo texto taoista:
“Não confunda as palavras, quando Lao Tse falou de Wu Wei, o não-agir, não se referia à simples inação, ao contentamento preguiçoso dos olhos fechados, mas à inação dos movimentos terrestres, dos desejos, das aspirações àquilo que é desprovido de realidade, e não a ação das coisas reais. Na verdade, Wu Wei é uma das atividades mais energéticas da alma, que precisa libertar-se da miséria da carne e da mente formal, assim como um pássaro cativo de uma gaiola.
Muitas vezes tentamos seguir e insistir em caminhos e escolhas que não são “originais”, mas sim são emprestadas pela cultura, educação ou meio ambiente ao qual fomos educados. Muitas vezes não alcançamos nossos objetivos e nos sentimos frustrados. Muitas vezes alcançamos nossos objetivos e também nos sentimos frustrados por não seguirmos o nosso coração ou a nossa ”verdade”.
Maravilhoso texto.o TAO é sem palavras...
ResponderExcluirMaravilhoso texto.o TAO é sem palavras...
ResponderExcluirO TAO não é para ser explicado, é para ser sentido.
ResponderExcluir